abril 12, 2010

A Polêmica do Photoshop

Tenho visto nos últimos meses vários comentários sobre o photoshop nas revistas de moda, sobre a magreza das modelos, sobre uma busca por um corpo impossível.
Ao contrário da maioria das pessoas, não acho correto privar revistas de moda de usar photoshop, nem utilizar modelos acima do peso para campanhas.Vou explicar: seria muito mais interessante ficar no meio termo, usar modelos mais saudáveis e ter alguns editorias sem retoque. O que acontece é ninguém parou para pensar que a moda é um mercado de desejos. O mundo fashion trabalha despertando vontades, nos fazendo almejar aquilo que está na página da revista, aquela foto da campanha, aquele momento. É algo que não é o nosso dia a dia e é justamento por isso que nos desperta fascinio. Se usarmos modelos acima do peso, e não utilizarmos tratamento nas imagens, vocês acreditam que terão o mesmo desejo por aquele produto? ou vão pensar que é algo banal?
A questão da polêmica sobre isso gira principalmente em torno de mulheres que destroem seu corpo em busca do corpo perfeito da revista. Se levassemos isso ao pé da letra então o preconceito giraria para as mulheres magras ( sim, existem magérrimas saudáveis!!), já que acham errado elas estamparem editorias e fotos. E acredito que no fundo a moda não pode levar a culpa total pela baixa autoestima de algumas mulheres. Sempre existirão gordinhas e magrinhas e sempre haverá polêmica sobre isso, mas é errado culpar a moda pela infelicidade com nosso corpo. Além do que, sabemos que estar acima do peso não é saudável e nos traz riscos de saúde.
A moda é um mercado que trabalha com sentimento: desejo, anseio, vontade, necessidade, alegria...
não temos o direito de querer mudar aquilo que por alguns segundos, aquela olhada na revista, nos desperta uma vontade tão gostosa. E que traz ,praquelas mulheres bem resolvidas, uma força incrivel de poder mudar, crescer, amadurecer,e almejar o melhor para si.
A mulher natural,com curvas e sem retoque é linda, as vezes muito mais do que a photoshopada, mas infelizmente isso não fascina tanto ainda, quanto a perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário