outubro 21, 2010

Inspiração, ou falta dela?!

Inspired. Temos lido, ouvido e visto em larga escala esse termo atualmente. Um produto inspired é aquele cujo design é copiado de outro já existente e quase sempre, famoso.
A questão que roda esse tipo de peças é muito delicada; como consumidor muita gente fica feliz, pois tem algo de seu desejo à um preço acessível, outros se sentem enganados...

Mas o que quero discutir aqui é o lado do profissional. O designer, estilista. Se voce tem uma marca, quer consagrá-la, torná-la conhecida e famosa, assim como aquela que você se inspira;  você desenvolve coleções, coloca sua identidade nas peças, mostra ao mundo quem você é, como pensa e porque pode agradar outras pessoas. Isso seriam os princípios...mas ignorando a história, os meses de criação, a busca de material e todo o processo de criação da peça original,  o que tenho visto são peças copiadas, por preços altíssimos. Marca cobrando design e marca que não são deles. E então se dizem estilistas, designers. Uma profissão de criação onde vemos a criatividade faltando e a cópia aumentando.

Grandes maisons não se consagraram copiando outras maisons,e se formos estudar nenhuma peça icônica é cópia, 2.55, Birkin, Lady Dior, Hermés carrés, Pucci print, wrap dress, foram criações originais e isso fez os nomes de suas maisons.
Sabemos que a moda já criou quase tudo possível, e que reinventar-se virou essencial, reinvente-se então, mas não copie.
Você quer ser conhecido pelo seu nome ou pela nome que copiou um grande nome?!

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